sábado, 19 de junho de 2010

O Homem Como Sacerdote do Lar

“Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim

do Éden para o cultivar e o guardar.” Gênesis 2:15

Deus criou o homem e lhe confiou o governo de todas as coisas. Deus primeiro ensina o homem a ter responsabilidade, liderar, trabalhar, proteger, e, só então, Deus forma a mulher. Deus estabelece então o papel do homem: ser sacerdote do lar, aquele que tem a função de liderar, amar e proteger. O Apóstolo Paulo reforça esse ensino de maneira clara em sua carta aos Efésios 5, sobre:

Liderança:porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja”.

Amor: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja”.

Cuidado e Proteção: “e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”.

Deus também estabelece no Éden o papel da mulher, “uma auxiliadora que lhe fosse idônea”, ou seja, auxiliar o homem a desempenhar da melhor forma possível a sua missão. Daí encontramos o verdadeiro sentido da palavra submissão: sub-missão ou debaixo da missão, no caso, cooperar com a missão do marido.“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor”;“e a esposa respeite ao marido”.

É fundamental para obtermos uma família saudável, que cônjuges conheçam o papel de cada um na relação, sacerdote do lar e auxiliadora, e vivam de acordo com a vocação para a qual foram chamados. Muitos acreditam que a família é o alvo principal de Satanás. Mas eu gostaria de ser mais específico ainda e me atrevo a dizer que a família não é o principal alvo de Satanás, mas o homem. “Fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas” (Zacarias 13:7).

As famílias estão sendo destruídas porque os homens não estão cumprindo a sua missão sacerdotal. Por outro lado, as esposas, que deveriam exercer o seu papel de auxiliadoras, ocupam o lugar de liderança deles. Isso piora ainda mais a situação, pois ao invés de auxiliar os homens que estão tendo dificuldade em sua missão, a casa que não tinha homem , agora não tem mulher.

Veja o resultado de uma pesquisa feita nos Estados Unidos, o que com certeza, não é muito diferente da realidade brasileira.

Ø 09 em cada 10 pessoas presas por uso de drogas são homens.

Ø 8.8 em cada 10 pessoas presas por dirigir embriagadas são homens.

Ø 09 em cada 10 pessoas presas por crimes violentos são homens.

Ø 07 em cada 10 alunos a serem reprovados em uma ou mais matérias na escola são do sexo masculino.

Ø 08 em cada 10 pessoas a cometerem crimes na adolescência são homens.

Ø 7.5 em cada 10 pessoas a cometerem suicídio são homens.

Ø 7.5 em cada 10 pacientes que estão em instituições mentais são homens.

*Fonte: “Fight On Your Knees: Calling Men to Action Through Transforming Prayer” Dr. Mell Winger, Editora Navpress.

Desde o princípio Satanás estabeleceu como seu alvo principal destruir os valores da hombridade. Quando olhamos para o Éden podemos ver que as atitudes de Adão não diferem da maioria dos homens de hoje:

Omisso e ausente: Quando o homem age assim, a mulher se torna insegura, pois ela “perde a sua cabeça”, o seu referencial de liderança, e, a esposa quando se sente insegura e desprotegida, geralmente, “ela vai conversar com a serpente”.

Abre mão da liderança: “Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses”,

Encobre os seus pecados: “e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si”.

Não assume as responsabilidades e culpa os outros: “A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi”.

Foge e se esconde: “Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”.

O que leva um homem a convidar uma mulher para morar com ele e não se casar com ela? A abandonar esposa e filhos? A não educar em amor os seus filhos e a gastar tempo com eles? A não ser o provedor da casa? Etc., não são os mesmos erros de Adão? São atitudes como essas que trazem para o seio da família adultérios, brigas, divórcios, rebelião, delinqüência, abusos sexuais, violência em casa e na sociedade, homossexualismo, ira, revolta, baixa auto-estima, drogas, alcoolismo, e uma série de outros traumas.

E a pergunta é: Como a igreja do Senhor Jesus trata estas questões? Na maioria dos casos, infelizmente, com indiferença. Basta perguntar a você leitor: Como é o ministério dos homens em sua igreja? São eles que lideram a igreja? São eles que lideram os jovens, a intercessão, a oração, as crianças? Ou são as mulheres? O Brasil, como a maioria dos outros países, é um país matriarcal. Temos uma padroeira, uma rainha (ou melhor, uma mamãezona) nos céus. Como a deusa Diana dos efésios também conhecida como Artêmis, a mulher que têm muitos seios que faz do seu marido uma figura ridícula, um bebezão de 80-kg. Pois ela tem um seio para cada necessidade, muito bem representada aqui no Brasil pelas “Nossas Senhoras” a “Mãe de Deus”, pois existe uma “Nossa Senhora” para cada necessidade do homem.

Está na hora dos pastores tomarem a posição de investirem no ministério dos homens e trabalhar os valores da hombridade com eles. Eu não tenho dúvida de que a restauração do sacerdócio dos homens deve ser um dos principais alvos da igreja. Arrancar dos homens as atitudes negativas aprendidas com Adão e ensinar-lhes os valores do verdadeiro homem segundo Deus, Cristo, nosso referencial. E se alguém tem ainda alguma dúvida, veja o resultado desta pesquisa:

Ø Quando 100 Crianças se convertem, a Igreja recebe em média 3.5 novas famílias.

Ø Quando 100 Mulheres se convertem a Igreja recebe em média 17 novas famílias.

Ø Quando 100 homens se convertem a Igreja recebe em média 93 novas famílias.

*Fonte: “Fight On Your Knees: Calling Men to Action Through Transforming Prayer” Dr. Mell Winger, Editora Navpress.

Alguns anos atrás quando estabelecemos como prioridade em nossa igreja a restauração do sacerdócio do homem, enfrentamos várias dificuldades, pois muitos homens e mulheres da igreja tiveram que tomar um novo posicionamento, o que não foi fácil para ambos. Hoje, porém, começamos a colher os frutos desta decisão. Os homens lideram todos os ministérios da igreja e a esposa de cada um o auxilia no seu chamado. Muitos voltaram para a faculdade, os jovens passaram valorizar mais os estudos e a qualificação profissional. Mulheres que antes trabalhavam fora, depois de avaliarem os prós e os contras, descobriram que estavam tendo mais prejuízo do que o lucro e abriram mão de seus empregos ou passaram a trabalhar em casa, para se dedicarem ao marido e aos filhos. Várias irmãs, cujo esposo não era cristão, por mudarem a sua postura em casa, viram o esposo se converter. Casais que não queriam ter filhos nos próximos anos, hoje são pais e há muitas grávidas em nossa igreja. O homem como sacerdote do lar é um dos principais fundamentos em nossa igreja.

“É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro. Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?” 1 Timóteo 3: 2-5

A Graça e a Paz do Senhor Jesus,

Júlio César Martins

Centro Mundial da Adoração – Igreja Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário